3.9.12

Amor Maroto

Amore Vincitore -  Caravaggio - 1601
Oil on canvas, 156 x 113 cm
Staatliche Museen, Berlin

Instalado na galeria de quadros da casa do Marchese Vincenzo Giustiniani, o Amore Vincitore, ficava coberto com um pano de seda verde escuro, quando a galeria era aberta para visitação. Depois que os convidados observassem as outras 120 obras de grandes artistas que o rico banqueiro genovês, radicado em Roma, colecionava,  era que esta tela, considerada uma das grandes obras–primas de Caravaggio era mostrada. Esse cuidado garantia que ela não eclipsasse todas as outras. 

De fato no quadro, a figura estabelece uma relação direta, especial e privilegiada com o espectador.  Ela parece zombar do mundo com  total impunidade, com uma autoconfiança que produz em nós uma mistura de espanto e inveja. Uma maravilha que continua enfeitiçando quem a vê de perto até hoje.

Giustiniani, adquiriu e encomendou muitas obras de Caravaggio. Foi seu  protetor por muitos anos alem de contribuir para a sua formação cultural. Inúmeras vezes pela sua influencia conseguiu salvar o artista de graves questões legais em que ele se implicava pela sua índole agressiva. Giustiniani encomendou este cupido maroto ao pintor por volta de 1600.

Esta obra não está no MASP –SP , mas a exposição "Caravaggio e seus Seguidores", até 30 setembro no museu paulista traz outras maravilhas do artista . Idealizada por Rossella Vodret e produzida  pela Base7– Projetos Culturais com curadoria de Fabio Magalhães e  Giorgio Leone   é , mesmo sem o encantador menino- amor, imperdível !

MASP - Museu de Arte de SP - Avenida Paulista, 1578  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário.Por favor deixe o seu nome e se quiser alguma resposta específica, o seu email. Um abraço, Tanya