Universal Archive - William Kentridge - Linoleogravura - 2012 |
fortune
[fCYtyn] n. f.
• XIIe;
lat. fortuna « bonne ou mauvaise fortune »
Poder
que supõe distribuir felicidade e infelicidade sem regra aparente, ao acaso. Os
caprichos da fortuna. Ser favorecido pela fortuna. Eventos acontecidos ao acaso.
(le Petit Robert Dictionnaire)
De
Platão na Grécia antiga a Maquiavel no
Renascimento, o sentido de Fortuna foi
se alterando através dos tempos ao sabor das filosofias e das religiões.
Para os antigos, a Fortuna não era uma força
maligna inexorável. Ao contrário, sua imagem era a de uma deusa boa, uma aliada
potencial, cuja simpatia era importante atrair.
Com o
tempo ( e a "ajuda" da filosofia judaico-cristã ) o destino virou uma
força da providência divina e o homem sua vítima impotente. A Destino
podem se relacionar outros termos como
Sorte, Acaso, Fortuna, Fatum, Fatalidade, Predestinação, Lei Natural,
Providência Divina que ganharam diferentes sentidos através da história no
pensamento ocidental.
Vou
preferir a definição dos antigos e entender a Fortuna como uma senhora esperta,
que lida com o acaso,pronta a nos sacudir para enfrentar os movimentos da vida. Neste ano
ela andou me pedindo muita agilidade de
pensamento e de ação.
Escolho
o trabalho de 2 fotógrafos que admiro muito para ilustrar meu tema. Candida
Höfer e Robert Polidori . Eles fotografam
espaços desprovidos de pessoas , em grandes formatos. Seus trabalhos portanto são
"similares" e totalmente opostos, por isso estão aqui .
Biblioteca Nazionale Napoli III - Candida Höfer - 2009 |
Escola em Chernobyl - Robert Polidori - 2003 |
Enquanto
Robert Polidori , fotógrafo canadense radicado nos Estados Unidos, fotografa
destroços resultantes de desastres provocados
pela ação do homem ou da natureza, como o furacão Katrina em New Orleans
, o desastre nuclear de Chernobyl ou a guerra civil em Beirute . A maior parte de suas imagens exibe ambientes
vazios, revirados ou parcialmente destruídos, que foram abandonados depois de
um choque violento . Suas fotos nos calam. Sugerem sonhos desfeitos, lembranças do que foi e
nunca será novamente. Elas lembram a natureza transitória de todas as coisas.
Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra IV Candida Höfer |
'2600 Block
of Munster Boulevard, New Orleans, September' Robert Polidori
|
"A
noção de “fortuna”, princípio guiador do processo artístico de Kentridge, e
presente no título da exposição, traz o sentido de acaso, de destino, de devir.
Segundo o próprio artista, “fortuna é um termo geral que utilizo para essa
gama de agenciamentos, algo diverso da fria probabilidade estatística, no
entanto fora do âmbito do controle racional”. Em outras palavras, é
possível entender esse conceito como um acaso direcionado, uma engenharia da
sorte, em que pré-determinação coexiste com possibilidade." *
Desenho para Estereoscópio (da serie Desenhos para Projeção) William Kentridge 1999 |
Conheci
o trabalho de William Kentridge na Bienal de Veneza de 1999. Nunca havia ouvido falar dele antes e fui imediatamente capturada . Seu trabalho é intrinsecamente
ligado a sua nacionalidade sul africana por isso traz um viés politico, critico,
alem de vasculhar as grandezas e pequenezas do humano.
Esta
exposição traz uma retrospectiva de seu trabalho mostrando obras recentes, linoleogravuras,
esculturas e seus trabalhos mais emblemáticos os "desenhos filmados e
filmes desenhados" onde o artista com uma câmera antiga filma as etapas
sucessivas de desenhos que faz, geralmente a carvão, e que são progressivamente
alterados através de apagamento e substituidos
por novos feitos por cima. O processo do desenho e a noção de tempo são
incorporados à obra final ( que nunca se finaliza).
Cambio - William Kentridge -1999 |
Seus trabalhos
para teatro e ópera estão lá também como o projeto para a encenação da ópera "
Il ritorno di Ulisse in patria" de Claudio
Monteverdi (1641) (Ulisse : ECHO ) onde Kentridge diz que aceitou
trabalhar por conta do prólogo (acrescentado
por Monteverdi e seu libretista Badoaro), " no qual os atributos da
Fragilidade Humana, Tempo, Fortuna e Amor disputam o que acontecerá com
Ulisses. Foi esse prólogo com seu tema central e imagem do humano como
vulnerável, mais que heroico, que me levou a realizar a ópera." *
Não é
de se admirar que entre as dezenas de prêmios recebidos pelo artista se
encontra o prestigioso Kyoto Prize em reconhecimento de suas contribuições
no campo das artes e da filosofia recebido em 2010.
Família no Museu - Óleo sobre cartão - Julio Martins da Silva |
William Kentrigde, para cenário - A Flauta Mágica de Mozart
|
Como infelizmente essa possibilidade não
existe, trago este globo desenhado por Kentridge para o cenário da Flauta Mágica de Mozart. Esta obra narra através de uma
historia de amor, a luta da luz da inteligência contra a obscuridade da
ignorância, e é o que devemos buscar sempre para um bom relacionamento com nossa fortuna.
Determinação e entendimento das possibilidades infinitas e criativas para reviçar a vida, é o que desejo a todos, e lembrar :
Palácio da Rainha da Noite - Flauta Mágica- William Kentridge |
Determinação e entendimento das possibilidades infinitas e criativas para reviçar a vida, é o que desejo a todos, e lembrar :
"Ser
o que se pode é a felicidade.
...Não
adianta sonhar com o que é feito apenas de fantasia e querer aspirar ao
impossível. A felicidade é a aceitação do que se é e se pode ser."
(Valter
Hugo Mãe - O filho de mil homens - Cosac Naify - 2012)
Sejam
muito felizes em 2013 !!!
* Texto retirado de :
William Kentridge - Fortuna
Catálogo da exposição
Organização Lilian Tone
Candida
Höfer (12 fotografias)
Galeria
Leme
Avenida
Valdemar Ferreira, 130 Butantã SP
Tel 11 3814 8184
22/11/2012
a 12/01/2013.
Candida
Höfer Libraries
Introdução
Umberto Eco
Thames
& Hudson, 2005. Hardcover (1ª edição)
Schirmer/Mosel Verlag Gmbh (Jan
2006)
Exposição
Robert Polidori - Fotografia
Fundação
Clóvis Salgado
Centro
de Arte Contemporânea e Fotografia
Avenida
Afonso Pena, 737, Centro BH
Tel
31 3236-7400
21 /11/ 2012 a 6/1/ 2013
21 /11/ 2012 a 6/1/ 2013
Robert Polidori
Zones of Exclusion: Pripyat and
Chernobyl (2003)
Steidl & Pace/MacGill
After the Flood (2006)
Steidl & Pace/MacGill
After the Flood (2006)
Rosenheim, J , 2006
London: Steidl
William
Kentridge - Fortuna
Instituto
Moreira Salles, Rio de Janeiro Out 2012 - Fev 2013
Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre , Mar -
Maio 2013
Pinacoteca
do Estado São Paulo, São Paulo, Ago - Nov 2013
Prêmio Kyoto - Inamori Foundation Kyoto
Galeria
Estação
Rua
Ferreira de Araujo, 625 Pinheiros SP
Tel
11 3813 253
www.galeriaestacao.com.br
"
O que eu estou vendo vocês não podem ver " Filme de Carlos Augusto Calil ,
1978 baseado em - Mitopoética de nove artistas brasileiros - Lélia Coelho Frota
Tanya querida, ler os seus posts e beber de sua fonte de inteligência e sensibilidade sempre me remete ao meu melhor. E este é especialmente lindo! Obrigada por nos lembrar que "Ser o que se pode é a felicidade...". Que lindo!!!
ResponderExcluirUm ano com muito amor e feliz niver (atrasado no calendar, mas atual no carinho). Um beijão,
Tã! Ler "afortunadas" e ver as primeiras imagens da postagem me levaram direto ao Kentridge! Ouvi dizer que a exposição está linda! Não vejo a hora dela chegar à Pina!
ResponderExcluirBjos,
Nina