Luigi Guirri- Trani - 1982 |
"
Recentemente, ocorreu-me fotografar a casa do pintor Giorgio Morandi, e para
mim foi uma experiência extraordinária.[...] Morandi não usou outra matéria
além daquela da normalidade:voltou continuamente a pintar as mesmas garrafas,
os mesmos copos e os mesmos vasos simples. Procurei aprender a mesma
essencialidade. O tempo é um elemento importante, a repetição também, para a
fotografia. Morandi havia descoberto que as coisas do mesmo modo, têm uma voz
pessoal: é necessário colocar de lado a vontade de transformar, e escutar essa
linguagem silenciosa. ( Luigi Ghirri)*
Luigi Ghirri - Atelier Morandi - Grizzana - 1989/1990 |
Desde o
início dos anos 1970, quando começou a fotografar sua região natal Emilia
Romana, norte da Itália , Luigi Ghirri ( 1943- 1992) , um dos mais importantes
fotógrafos italianos, focou seu trabalho em cenas do cotidiano e aparentemente
banais. Pensador, professor e curador, desenvolveu um trabalho fundamentado em
teorias profundamente elaboradas que introduziram a fotografia no debate
contemporâneo dos anos 70 e 80. Suas fotos, de uma simplicidade desconcertante, revelam na
verdade uma tomada de posição muito consciente, um desinteresse pela imagem com
um fim em si mesma. Ele "transforma as coisas mais normais em sensações, e
fazer isso repetidamente, é grande arte" diz o fotógrafo alemão Thomas
Demand sobre o trabalho de Ghirri .
Giorgio Morandi - Desenho - 1969 |
Luigi Ghirri - Modena - Cemitério , Projeto Aldo Rossi - 1985 |
Luigi Guirri -Trento, Castello del Buonconsiglio - 1988 |
Giorgio Morandi |
Giorgio Morandi - Landscape 1943 |
Talvez seja falar do tempo na maturidade onde as urgências vão se diluindo e simultaneamente se apurando, porque há a certeza que a sua passagem influencia beneficamente todas as coisas.
A complexidade da percepção se dá com o tempo.
Quero mais tempo a favor !
Luigi Guirri - Formigine - Ingresso Casa Colonica |
Oração Ao Tempo
És um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho
(...)
Vou te fazer um pedido
(...)
Quanto a cara do meu filho
(...)
Vou te fazer um pedido
(...)
Compositor de destinos
Tambor de todos os ritmos
(...)
Entro num acordo contigo
(...)
Tambor de todos os ritmos
(...)
Entro num acordo contigo
(...)
Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
(...)
És um dos deuses mais lindos
(...)
E pareceres contínuo
(...)
És um dos deuses mais lindos
(...)
Que sejas ainda mais vivo
No som do meu estribilho
(...)
Ouve bem o que te digo
(...)...
No som do meu estribilho
(...)
Ouve bem o que te digo
(...)...
Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
(...)
Quando o tempo for propício
(...)
E o movimento preciso
(...)
Quando o tempo for propício
(...)
De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
(...)
E eu espalhe benefícios
(...)
Ganhe um brilho definido
(...)
E eu espalhe benefícios
(...)
O que usaremos prá isso
Fica guardado em sigilo
(...)
Apenas contigo e comigo
(...)
Fica guardado em sigilo
(...)
Apenas contigo e comigo
(...)
E quando eu tiver saído
Para fora do teu círculo
(...)
Não serei nem terás sido
(...)
Para fora do teu círculo
(...)
Não serei nem terás sido
(...)
Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
(...)
Num outro nível de vínculo
(...)
Ser possível reunirmo-nos
(...)
Num outro nível de vínculo
(...)
Portanto peço-te aquilo
E te ofereço elogios
(...)
Nas rimas do meu estilo
(...)***
E te ofereço elogios
(...)
Nas rimas do meu estilo
(...)***
Giorgio Morandi - Aquarela - |
*GHIRRI Luigi "Paesaggio e rivelazione,intervista di Carlo Dignola. L'Avvenire, 08.05.1990 citado no catálogo da exposição Pensar por Imagens de Luigi Ghirri no IMS - Instituto Moreira Salles SP 2013
** Lorenzo Mammi em texto no catálogo da exposição Pensar por Imagens de Luigi Ghirri no IMS - Instituto Moreira Salles SP 2013
*** (Tempo tempo tempo tempo )
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