19.5.14

Villa Farnesina, a vila mais alegre de Roma

Psyque e Mercurio - Rafaello e discipulos 
A Villa Farnesina foi construída no século XVI por vontade de Agostino Chigi, rico banqueiro de Siena, amante das artes e da cultura.

Amor e as Tres  Graças - Rafaello ( claramente atribuído)
É uma das mais nobres e harmoniosas realizações do Renascimento italiano.

Hércules e Leão de Neméia ( 1º trabalho) - Sebastiano del Piombo
Com projeto arquitetônico de Baldassarre Peruzzi acolhe com perfeição os afrescos de grandes mestres como Raffaello, Sebastiano del Piombo, Giovanni Antonio Bazzi dito Sodoma , Giovanni da Udine e do próprio Peruzzi que se espalham por suas salas.


Estão abertas ao público a Sala della  Galatea , a Loggia di Amore e Psiche,a Sala das Frisas,  a Sala das Perspectivas, e a chamada Sala das Núpcias de Alexandre o Grande e Roxane.



Sala das Perspectivas - Baldassarre Peruzzi
Sala das Perspectivas - Baldassarre Peruzzi - Vista Urbana

Sala das Perspectivas - Baldassarre Peruzzi - A Forja de Vulcano

Sala das Perspectivas - Baldassarre Peruzzi - Vista Urbana com Igreja - 151

Sala das Núpcias de Alexandre o Grande e Roxane - Giovanni Antonio Bazzi dito Sodoma

Sala das Núpcias de Alexandre o Grande e Roxane - Giovanni Antonio Bazzi dito Sodoma

Sala das Núpcias- Giovanni Antonio Bazzi dito Sodoma - Alexandre domando  Bucéfalo

Sala das Núpcias de Alexandre o Grande e Roxane - Giovanni Antonio Bazzi dito Sodoma

Sala das Núpcias de Alexandre o Grande e Roxane - Giovanni Antonio Bazzi dito Sodoma




Teto "à caissons" do século XVI da Sala das Núpcias
A Loggia di Amore e Psiche tem esse nome pelos afrescos pintados por Raffaello e discípulos de seu atelier, que representam os episódios do mito de Psique, inspirados no "Asno de ouro" de Apuléio, escritor latino do século II DC. A narração é circundada por festões de flores e frutos atribuídos a Giovanni da Udine. Estas representações compoem  um importantíssimo registro botânico de época , visto que há apenas duas décadas, incorpora  ao vasto descritivo das espécies conhecidas de então, plantas vinda das Américas trazidas por Cristovão Colombo.

A Sala das Frisas chama-se assim pelos afrescos estreitos que a circundam, pintados por Baldassarre Peruzzi e representam os 12 trabalhos de Hércules e outros temas mitológicos tão ao gosto do homem renascentista.

Já a Loggia della Galatea foi pintada por vários artistas. Há lá uma representação do mapa astrológico de Agostino Chigi feita por Peruzzi. Cenas mitológicas e o Polyphéme de Sebastiano del Piombo e a imagem mais famosa da sala , Galatea que é atribuida a Raffaello.

A sala das Perspectivas tem esse nome tirado da decoração de Baldassarre Peruzzi que em 1519 , pintou os afrescos com vistas perspectivas de cenas urbanas e campestres entre falsas colunas em trompe l'oeil . Figuras de divindades em nichos situados sobre portas e janelas e cenas mitológicas entre as quais, sobre uma chaminé, a forja de Volcano completam o conjunto.

A Sala das Núpcias de Alexandre o Grande e Roxane que recebe esse nome pelo grande afresco que ocupa uma das paredes, era na origem o quarto de dormir de Agostino Chigi que confiou em 1519,  a decoração ao pintor Giovanni Antonio Bazzi dito Sodoma a época de seu casamento com Francesca Ordeaschi.


Por todas as salas se sente a beleza e a força das imagens, dos símbolos e dos mitos do mundo antigo. Uma verdadeira preciosidade !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário.Por favor deixe o seu nome e se quiser alguma resposta específica, o seu email. Um abraço, Tanya