5.10.10

Chocolate Delírio


por Tanya Volpe

Com a ligeira diferença de fuso horário de NY e o dia amanhecendo às 4,30h na primavera ,6,30h já é hora para caminhar. Aproveito esse horário, quando as ruas estão mais vazias e as lojas fechadas para escanear todas, quero dizer TODAS, as vitrines.


Em um desses passeios, me deparei com uma vitrine inacreditável. Uma loja, grande, repleta de chocolates! Pelo que eu conseguia ver de fora todas as marcas que eu conhecia, meus potenciais objetos de desejo pela vida estavam por lá. Como a loja só abriria horas depois fotografei a vitrine desapontada.


Segui meu passeio, mas a tal loja não saia da minha cabeça. Resolvi voltar.


Na rua, seguindo essa vitrine dos chocolates, vinha uma de chás, em seguida um mercado e na esquina um café, este já aberto. Entrei e descobri que o café se ligava ao mercado internamente, assim como as outras lojas até chegar a loja de chocolates! Fui entrando meio tímida, e lá estava ela vazia, e totalmente disponível para mim! Eu não acreditava no que estava me acontecendo.


As prateleiras estavam repletas dos melhores chocolates do mundo!!! Encontrei o Amedei italiano, o Valrhona ,o Michel Cluizel e o Pralus franceses, o Akesson's inglês (este com um dos tabletes feito de cacau forastero 75% da Fazenda Monte Alegre da Bahia). Pralinés e trufas artesanais do Läderach suíço e do Charbonnel et Walkers inglês.


Tinha chocolates belgas, espanhóis, venezuelanos, mexicanos, equatorianos. Alem claro, das melhores marcas americanas, Chuao, Askinosie, Vosges, Knipschildt, Taza. TODOS! Todos os que eu conhecia ou tinha ouvido falar! Eventualmente algum empregado da loja passava pela porta e me dizia um good morning sorrindo, como se fosse a coisa mais natural encontrar por ali naquela hora da manhã uma “estrangeira fotógrafa”.



Enquanto “trabalhava” documentando tudo já ia decidindo o que eu voltaria para comprar. Com certeza o Askinosie,chocolate branco com pistaches feito com leite de cabra e um amargo da mesma marca com 62% de cacau, um dos meus preferidos.Uma barra do Amano eu não podia esquecer de pegar.

Aquele outro de Dubai que eu nunca tinha ouvido falar, mas, tinha que provar! Era feito com leite de camela! Um Taza, chocolate feito só com produtos orgânicos, cacau vindo do México, aromatizado com erva mate que era para ser comido ou bebido dissolvido no leite .

Deixei os franceses de lado pois já os conheço bem. Era melhor escolher novidades e o americano Esmeraldas Milk vencedor da medalha de ouro no salão de Chocolate de Los Angeles 2009 na categoria chocolate meio amargo e de produção orgânica sustentável parecia interessante. A curiosidade é que ele traz estampado no invólucro o aviso de que foi elaborado com 50 horas de conchagem!

A conchagem é um dos processos na fabricação do chocolate, onde a pasta de cacau é misturada em uma espécie de tambor, concha, (como os que misturam cimento nas obras), a uma temperatura de 80° o que confere ao chocolate a textura aveludada e refina o seu sabor. Esse processo pode durar de 24 a 72 horas. A especificação desse detalhe de fabricação em um rótulo pode ser explicada pelo crescimento do mercado gastronômico. Os cafés, os chás, os chocolates, os sais, os azeites , precisam vir com especificações cada vez mais minuciosas visando um público interessado em diversificação e personalização.


Voltei lá mais tarde e comprei muita coisa! Percebi que estava me sentindo como se eu tivesse entrado na casinha da bruxa do João e Maria! Só que diferente do João, sai de lá sem dificuldades e muito feliz! Só fiquei gordinha dias depois...

The Food Emporium – Fine Chocolates
1175 Third Ave. (68 St)
New York, NY 10021
The Food Emporium

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário.Por favor deixe o seu nome e se quiser alguma resposta específica, o seu email. Um abraço, Tanya