17.10.11

Nuvens de Algodão Doce



Estar em Paris me coloca em um estado tão especial, que busco concretudes que me confirmem que é verdade .
Vivo essa “beliscada”  todo dia pela manhã ao sair de casa , entrando na cidade e repetindo rituais prosaicos.





Caminho por certas ruas de “meu bairro”, acendo vela na Notre Dame, compro uma escova de dente (várias na verdade) na “minha farmácia” onde a proprietária e a atendente me conhecem, (sem nunca nos apresentarmos...). Não falam nada, sorriem, e no seu olhar certificam - que bom,... você aqui de novo! E eu resplandeço de alegria !

Ampliando a categoria existem os marcadores gastronômicos que me divertem mais ainda. Comer uma “brioche caramel”  na Blé Sucré, tomar um”café crème” com “croissant” no Faubourg, correndo a caminho do metrô . Beber um “ballon de rouge” no meio da tarde em qualquer mesinha de rua onde a luz pareceu linda.

 



E entre esses pequenos prazeres gastronômicos tem que ter um café com  macaron na Ladurée.

Os macarons dessa doceira já foram aclamados como os melhores do mundo. Hoje tem outros concorrentes de peso (  Pierre Hermé, Sadaharu Aoki, Pain de Sucre, Jacques Genin...)  mas os dali são “os” clássicos, os que tem esse poder de me assegurar que cheguei ! Estou aquiiiiii !!!!!





Por isso quando ganhei de presente o livro que traz as receitas doces da casa, adorei ! Ele vem em uma caixinha, como se fosse a “célebre” de macarons. Você abre e debaixo do papel de seda lilás lá está ele,  lindo ! Com capa de camurça verdinha pastel, (outro ícone da “maison” ) traz 100 receitas  simplificadas para que qualquer um ouse se aventurar. As fotos  fazem jus a todo o refinamento da casa, e, das coisas mais lindas de Paris . 

Folhear o livro propicia minha pausa diária de sonho, presente maior que a amiga querida, nem  podia imaginar ao trazê-lo de lá para mim. Merci.





Ladurée Sucré 
Philippe Andrieu (chef pâtissier de Ladurée) com fotos de Sophie Tramier
Ed Chêne


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário.Por favor deixe o seu nome e se quiser alguma resposta específica, o seu email. Um abraço, Tanya