29.4.12

Encontro de Olhares

Alberto Giacometti - Portrait d' Annette -huile sur toile 1962

Meu pai me ensinou a atravessar as ruas quando eu era pequena. Para isso me deu um conselho que lembro e uso até hoje.Olhe nos olhos do motorista quando for cruzar a rua. Não importa se o sinal está fechado ou amarelo, a rua ao lado seja contramão... Ao fazer  isso você sabe o que o motorista está pensando e planejando fazer.

Olhar nos olhos ,não sei se a partir daí, vem balizando minhas relações pessoais através dos anos. Nos olhos,( “janelas da alma” , sentiers battus ) , tenho a possibilidade mais eficaz de ”ler” quem se apresenta à minha frente. Pode parecer reducionista, mas garanto por anos da prática, que é um método eficaz.


Giacometti pintando o retrato de Annette jul 1954 -Sabine Weiss


Obcecada  por olhos e olhares encontrei os mais intrigantes  e  perturbadores visitando a belíssima exposição de Alberto Giacometti * na Pinacoteca de SP .

Eles foram um dos numerosos caminhos que eu resolvi escolher para percorrer essa maravilhosa exposição que apresenta  o percurso do artista nas diversas linguagens com que trabalhou, desenho, pintura, escultura e gravura.

O olhar está lá capturado, desvendado nos desenhos, pinturas e nas esguias esculturas, onde rostos crispados parecem condensar todas as angustias da condição humana.

Em um filme que passa na exposição descobri que os olhares que me atraiam como um imã eram considerados pelo artista ponto de partida. Giacometti diz  aí, que começa seus desenhos pelos olhos do modelo, porque se eles, e a base do nariz estão bem encaminhados o trabalho pode acontecer . E é do desenho que ele parte sempre.  No mesmo filme Jacques Dupin, (poeta francês) amigo e modelo conta  que nas pinturas ele trabalha nos olhos longamente, e muitas vezes , no fim do dia , considera que ainda não está bom ( como reluta sempre em dar uma obra como finalizada) . Então para e recomeça no dia seguinte,  pelos olhos novamente . É por isso que muitas telas apresentam rostos como em alto relevo por tantas camadas de tinta, trabalhadas e retrabalhadas.


Alberto Giacometti - Henri Cartier-Bresson

Na última sala da exposição, algumas fotos. E aí também os olhares me capturaram. Os que você vê, direcionados a câmera,e os que você percebe e sente trocado entre personagens das fotos. Em uma delas, de Cartier-Bresson , foi o olhar encantado e maroto de Annette para o marido  em uma mesa de bar ou uma outra do casal se olhando simplesmente.  Uma seqüencia de fotos  , feita por Annette , onde Giacometti trabalha com seu modelo japonês, I. Yanaihara (curiosidade,o tradutor de Sartre para o japonês) esculpindo no barro me maravilhou.  A última foto da seqüencia mostra a escultura e o modelo de frente e a semelhança é impressionante ! Não no sentido da similaridade do retrato, mas estão lá todas as linhas e tensões, marcas e sombras do rosto do homem e o seu olhar. - “Os rostos que pinto ou esculpo hoje, tento fazê-los de modo que não tenham nenhuma relação com a visão fotográfica. Se procurarmos ver de modo diverso da fotografia tudo torna-se novo e desconhecido” (Giacometti 1962 )

Busto de Homem

Por esse caminho dos olhares parece que você vê o artista “pensando”. Adoro as obras que despertam essa sensação. Certa vez em uma exposição retrospectiva de Cartier-Bresson ( meu ídolo eterno)vi expostas sequencias de contatos. Olhando as fotos aparentemente iguais aparecia finalmente a marcada com lápis vermelho pelo fotógrafo como “a” verdadeira, aquela que ficaria ( e ficou) eternizada. Mostrar o percurso do olhar do artista e seguir seu “pensamento”, era tocante e perturbador, dessas coisas que você não esquece mais.

Como não se há de esquecer essa maravilhosa exposição que a Pinacoteca de SP nos trouxe ! Possibilidade preciosa de se emocionar com um grande artista!


*Fruto de um trabalho de três anos de contatos internacionais e realizada em parceria com a Fondation Alberto et Annette Giacometti de Paris e com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, a exposição teve sua organização e produção a cargo da Base7 Projetos Culturais  . A retrospectiva de Alberto Giacometti seguirá para o Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, de 17 de julho a 16 de setembro 2012 , e para a Fundación Proa, em Buenos Aires, de 13 de outubro a 9 de janeiro de 2013.


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