3.5.12

Me faz muito gosto



Mexilhões à moda de Aveiro


Lavam-se e limpam-se das pequeninas conchas 3 litros de mexilhões dos maiores, apanhados nas águas vivas (Lua Nova ou Lua Cheia). Tirados da casca, extraída toda a areia e os bissos, escorrem-se bem, secam-se num pano e enfiam-se pelo meio em palitos de 10 centímetros de comprido, ficando cada palito bem cheio. Fregem-se a seguir os mexilhões enfiados, em 4 decilitros de azeite fino não devendo ficar muito fritos. Põem-se em frascos altos enchendo-os bem e cobrindo os mexilhões no frasco com vinagre forte e completando o enchimento com o azeite onde os mexilhões fritaram depois de ferver por mais 5 minutos com uma folha de louro, dois alhos partidos ao meio, dez bagos de pimenta e o sal que a prova acusar antes de deitar o azeite. Conservam-se assim por meses.

( receita retirada em reprodução literal, do livro Culinária Portuguesa – António Maria de Oliveira Bello –Olleboma – ed Assírio & Alvim – Lisboa, Novembro de 1994 – 1ª edição1936)

Receitas , quando bem escritas, são passaporte para lugares distintos.
Uma nostalgia de viagem ou o aconchego escondido de um colo.
São guias para nossas próprias aventuras. Experimente.

As fotos são de Rui Ornelas e são de Rias Bajas- Galizia estão no Flickr



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário.Por favor deixe o seu nome e se quiser alguma resposta específica, o seu email. Um abraço, Tanya