26.5.12

Atente os ouvidos

Basilica de San Marco - Veneza - Cúpula do Genesis
Você já se deu conta da quantidade de pessoas que se cruza durante o dia que estão falando de deus, apostolando, citando versículos e evangelhos, doutrinando ? Preste atenção e me diga.

No supermercado o repositor da gôndola de verduras fica buzinando na orelha do repositor da das frutas. Já cruzei com essa situação várias vezes e me ocorre que deve ser “eficaz” , porque a vitima não tem por onde fugir,  pois tem que cumprir o cronograma de trabalho, não pode virar as costas e ir fazer outra coisa em outro lugar. Essa missão doutrinadora está tomando conta das cidades. Andando na rua você cruza com pessoas “apostolando”. No ônibus, no metrô,  tem sempre alguém falando com veemência e entusiasmo para um outro que ouve indefeso.


São Benedito - Mouro
Comecei a refletir sobre isso mais seriamente quando fui buscar meu carro que havia ficado 4 dias na oficina . Ao ligar o rádio, para minha surpresa, percebi que toda a minha programação de estações favoritas estava reprogramada  em rádios evangélicas, com pastores gritando contra o demônio e os pecados da humanidade. Se não tivesse tão atrapalhada de trabalho teria dado meia volta e voltado à oficina para que o distinto “apóstolo” devolvesse meu livre arbítrio na escolha das estações que escuto no meu carro !


E outra. Quantas pessoas passaram a incorporar o “vai com deus” ,“fica com deus” nas suas saudações de despedida. Não sou atéia, muito pelo contrário, mas confesso que esse hábito, jogado assim ao léu, me incomoda bastante . Esse tipo de adeus era carinhosamente murmurado por algumas mães, madrinhas ou tias evidenciando um sentido amoroso de cuidado, muito maior que religioso. Agora banalizou-se, virou “mandinga”parece.


Sebastien Munster -Les monstres marins & terrestres lesquelz  on trouve en beaucoup de lieux es parties septentrionales - Cosmographie Universelle - 1560

São exemplos pequeninos, cotidianos, para não falar das guerras religiosas através da história e tão cruentas ainda nos dias de hoje . Gente matando e morrendo por uma fé que acreditam “superior” a do seu vizinho.

Leio todos os suplementos de turismo dos jornais. No Estadão de 15/5  a coluna do “Mr Miles” , onde viajantes colocam suas dúvidas e comentários para serem respondidos pelo colunista,  chamava-se : “Quer falar ? Então ouça primeiro.”  Leia“Mr Miles”  responde a um pastor que vai se juntar a um grupo de outros em Moçambique, para “ensinar” a palavra do senhor ao “sofrido povo daquele país”. Com toda a verve e educação características de seu estilo ele coloca firme e delicadamente sua posição sobre o ato de viajar para descobrir o mundo e , desfia considerações importantes sobre atitudes doutrinárias através dos tempos  resumindo : “... cada povo tem sua própria maneira de rezar e agradecer “ . Ouça.

Tenho um amigo budista que me descreveu as religiões como uma roda de bicicleta. Elas estão representadas nos aros que convergem para o centro, que é o mesmo para todas. Quando mais perto você estiver dele mais próxima sua religião estará da outra. É isso .

Pela diversidade e liberdade, que Deus abençoe a todos nós !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário.Por favor deixe o seu nome e se quiser alguma resposta específica, o seu email. Um abraço, Tanya