12.7.15

Sea of Buddhas, Templo Sanjusangen-dô

Sea of Buddhas, 1995 - Hiroshi Sugimoto
O Templo Sanjusangen-dô em Kyoto, está em um grande edifício de uma só peça dividida em 33 compartimentos ( sanjusan significa 33). Este número corresponde as 33 encarnações sucessivas de Kannon, deusa da misericórdia a quem o templo é dedicado. Data de 1164 e foi reconstruído em 1266 após um incêndio. Traz 1001 estátuas em cipreste japonês laqueadas de dourado representando a deusa. Uma grande imagem de 3,4 m, no centro é volteada por 500 menores formando um conjunto emocionante.


Depois de anos de burocracia, Hiroshi Sugimoto conseguiu em 1995, autorização para fotografar no local. Na preparação para o registro , ele retirou todos os enfeites colocados ali posteriores a sua construção e desligou a iluminação fluorescente no interior do templo. Como ele diz " recriando o esplendor dos mil bodhisattvas brilhando à luz do sol da manhã , nascendo nas colinas Higashiyama . Como a aristocracia de Kyoto pode ter visto no Período Heian (794-1185) ". No entanto, como ele também aponta, a cena poderia muito bem ser o tema de uma instalação de arte conceitual atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário.Por favor deixe o seu nome e se quiser alguma resposta específica, o seu email. Um abraço, Tanya