13.5.11

Jardins de Porcelana

Por Tanya Volpe

Visitar a loja Merci em Paris surpreende sempre.
No grande espaço interno do hall de entrada, estão expostas instalações artísticas de jovens criadores, que se alternam.  São obras de muito bom gosto, como enfim, tudo  exposto e vendido ali.  A loja trabalha com designers conhecidos de moda e de objetos, como Stella Mc Cartney ,  Yves St Laurent (com a famosa saharienne),  Isabel Marant  etc , que cedem algumas peças renunciando  às margens comerciais,  para apoiar o projeto filantrópico proposto . O lucro das vendas é doado, através de uma fundação, a instituições da ilha de Madagascar que cuidam principalmente de crianças carentes. Marie -France ,  dona da loja (com o marido Bernard Cohen ) diz que a sua prioridade está em tirar  as meninas da rua e de lhes dar uma profissão, a costura neste caso. E por isso você pode adquirir as criações com media de preço 30 % menor que nas lojas originais. A marca Annick Goutal de perfumes, disponibiliza  4  criações nessas condições. (Annick era irmã de Marie-France ) .

Espalhadas pelos amplos espaços ou pelos cantinhos da loja , há sempre coisas lindas para serem descobertas,. Na minha última visita encontrei uma mini exposição de chaleiras, trabalhadas lindamente em relevos, expostas sobre uma mesa. Peças espetaculares ! Aprendi que elas vinham de Jingdezhen , na província de Jiangxi , sudeste da China. Esta cidade é conhecida como a “capital da porcelana” porque as produz com qualidade diferenciada, há mais de 1700 anos, (desde a dinastia Hang) . Famosas no mundo todo por serem “mais finas que o papel, mais brancas do que o jade, mais brilhantes que o espelho e soam como sinos quando tocadas ”.


Os exemplares que estavam ali expostos foram confeccionados com a técnica “bone china”, que acrescenta pó de ossos à formula original da porcelana, lhe dando mais dureza e um branco translúcido. A técnica foi criada na Inglaterra por Josiah Spode no século XVIII ,  e conhecida pelos chineses com a intensificação das trocas com a Europa a partir do século XVII.

Aquelas chaleiras eram exemplares raríssimos  de uma tradição de Jingdezhen, onde os diversos ateliers de artesões competem entre si para ver quem cria a peça mais rebuscada  e bela. Também são raros os exemplares de “bone china” existentes fora da Inglaterra. Outra particularidade aqui, é que as peças não são cozidas. Totalmente únicas e raras eram símbolo de um savoir faire manual que esses artesões mantém vivo.


Merci
111 boulevard Beaumarchais  75003
metro Sébastien Froissart.

Um comentário:

  1. Tanya!!!
    Lindos de tirar o fôlego!
    Depois de semanas sem internet, foi maravilhoso voltar ao mundo virtual com os seus novos posts!
    Um beijo grande

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário.Por favor deixe o seu nome e se quiser alguma resposta específica, o seu email. Um abraço, Tanya