31.5.12

Salumeria Roscioli


Acho que não preciso dizer mais. Em 6 dias de Roma, jantei 3 vezes no Roscioli. Tornou-se de um momento para o outro “minha casa”, meu colo, e a certeza de comer sem chances de erro. Na terceira vez  que lá estive, foi bem isso. Sozinha na cidade, última noite, só confort food, garçons que já haviam se tornado “amigos” e um dos donos, Alessandro Roscioli, oferecendo espumante para me distrair da demora pela mesa, que embora reservada, (condição essencial ), não era liberada pelo cliente anterior.


Ali Roma se apresentava inteira nos sabores e nas paisagens imaginárias gravadas em mim desde a infância. Salumeria  Roscioli é mercearia e restaurante.  Na vitrine , logo na entrada, queijos,  embutidos e presuntos de vários lugares da Europa, pata negra espanhol, presuntos de porcos pretos portugueses e claro, os melhores Parma  italianos. Nas prateleiras, vinhos de todas as regiões da Itália, de grandes , mas sobretudo de pequenos produtores especiais.  Tutto perfetto !




Por conta da minha freqüência pude experimentar várias coisas, e repetir outras pelas quais me apaixonei, como a salada de rúcula selvática e alcachofras de doçura plena  que repeti todos os dias. Os arancini, bolinhos de arroz sequinhos, não precisei pedir, faziam parte da acolhida diária.  




Com os pães deliciosos do couvert, fabricados pela famosa padaria,  Antico Forno Roscioli, dos mesmos proprietários , provei a mortadela, apresentada no cardápio como a “verdadeira de Bologna”, artesanal , servida com Parmigiano “de vacas castanhas” maturado 36 meses, e posso assegurar que era, com certeza um outro produto do que aquele que estamos habituados a comer .




Em outro dia provei um presunto sugerido pelo “amigo” garçon que não pude recusar . Muitos dos  pratos do menu vem com os ingredientes com “nome e sobrenome”. São provenientes dos melhores produtores da Itália. Então um simples Carbonara  ou um Cacio e Pepe, especialidade romana por excelência, duas das massas que experimentei, estavam excelentes e irretocáveis  . 




Permanecendo nos clássicos, como sempre foi minha intenção ali, a bisteca Fiorentina, sequinha servida com purê foi a opção certeira em  um dia e no outro um rosbife servido com pequenas batatas mostrou a excelência da carne “de pedigree” cujo nome não gravei para escrever aqui. 


Um Amarone, do Veneto, encorpado e com personalidade nos alegrou nesse percurso.




Não comi sobremesa, pois o café ( não existe café melhor que os da Itália !) era servido com essas roscas para serem banhadas no chocolate quente derretido, amargo e finíssimo !



Ótimas lembranças gustativas desta viagem de tão poucos dias.

Salumeria Roscioli
Via dei Giubbonari, 21                                     
Campo di Fiori     Roma
Tel 06 6875287
Antico Forno Roscioli
Via dei Chiavari, 34
Campo di Fiori      Roma
Tel 06 6864045



Um comentário:

Muito obrigada pelo seu comentário.Por favor deixe o seu nome e se quiser alguma resposta específica, o seu email. Um abraço, Tanya